segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Circuitos Integrados TTL e CMOS

TTL (Transistor-Transistor – Logic)

TTL significa Transistor-Transistor – Logic. A tensão de alimentação se restringe a 5V contínuos, tendo, porém, uma faixa de tensão correspondente aos níveis lógicos 0 e 1.

TTL é principalmente reconhecida pelo fato de ter duas séries que começam pelos números 54 para os componentes de uso militar e 74 para os componentes de uso comercial.
Os CIs da série TTL 74-padrão oferecem uma combinação de velocidade e potências consumidas adequadas a um grande número de aplicações. Entre os CIs desta série, podemos encontrar uma ampla variedade de portas lógicas, flip-flops, construídos segundo a tecnologia SSI, além de registadores de deslocamento, contadores, descodificadores, memórias e circuitos aritméticos, construídos com a tecnologia MSI.





CMOS (complementary metal-oxide-semiconductor)



CMOS é um, semicondutor metal-óxido complementar. É um tipo de tecnologia empregada na fabricação de circuitos integrados onde se incluem elementos de lógica digital, micro processadores, micro controladores, memórias RAM, etc. 

As principais vantagens dos circuitos integrados CMOS são o baixíssimo consumo de energia (que leva à baixa dissipação de calor) e a possibilidade de alta densidade de integração, comparativamente com outras tecnologias como a TTL. 

 Circuitos CMOS são também largamente utilizados em calculadoras, relógios digitais, e outros dispositivos alimentados por pequenas baterias.

Sem comentários:

Enviar um comentário