segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Grafeno

Grafeno é um material encontrado no grafite e em outros compostos de carbono, é uma folha planar de átomos de carbono em ligação sp2 densamente compactados e com espessura de apenas um átomo, reunidos em uma estrutura cristalina hexagonal. O nome vem de grafite + -eno; o grafite em si consiste de múltiplas folhas arranjadas uma sobre a outra. Bastante abundante e de estrutura significativamente estável e resistente, ele pode ser a chave para a produção de transístores de apenas 0.01 micron, indo além do limite teórico de 0.02 micron, onde os transístores possuiriam apenas dois ou três átomos de espessura e poucas dezenas de átomos de comprimento, aproximando-se dos limites físicos da matéria.



Geim, 51, e Novoselov, 36, receberão o prémio Nobel da Física em 2010 por suas experiências com este novo material, que permite avanços decisivos na física quântica. O Nobel de Física inclui prémio de 10 milhões de coroas suecas (1,1 milhão de euros) e será entregue em 10 de Dezembro, coincidindo com o aniversário da morte do fundador dos prémios, Alfred Nobel.


Reuters/Efe
Os russos Andre Geim e Konstantin Novoselov pesquisaram material que permite avanços na física quantica

Suas pesquisas alcançaram importantes aplicações práticas para o grafeno, ligadas à criação de novos materiais e a manufactura electrónica, como explicou a Academia.
Os analistas consideram que os transístores de grafeno serão substancialmente mais rápidos do que os de silício empregados na actualidade na maior parte dos aparelhos electrónicos, com o qual será possível fabricar computadores mais eficientes.

Sem comentários:

Enviar um comentário